Sunday, September 24, 2006

Gastronomia

Ao contrário do que me parece normal, existe muito mais gente tentando me convencer a comer carne, do que eu tentando convencer a não comer. O fato de algumas pessoas optarem pelo vegetarianismo, parece um crime para alguns por aí. Pelo menos uma vez por semana (ou mais) eu acabo numa discussão irritante sobre o porquê eu devo comer carne, e nenhuma delas tem sido iniciada por mim. Então, aqui vai o que eu penso sobre o assunto, já que parece ter tanta gente incomodada com isto.

Não vou entrar em méritos de saúde, de que carne vermelha faz mal ou coisa do tipo, porque pra ser sincera, nada disso, é o que me importa de verdade. Ainda mais, porque gostando muito de tequila e outras porcarias, isto não faria muito sentido pra mim. A questão maior aqui é: Compaixão!!! Então é isso, existem pessoas que não comem carne, simplesmente porque sentem compaixão por outros seres vivos, que sofrem apenas pelo simples prazer oral de alguns. Se você não sente, entenda, eu sinto.
Na minha concepção a vida é muito mais do que apenas o "Comer". A vida é infinitamente mais complicada do que isso. Na vida, existe nossa familia, nosso trabalho, nossos relacionamentos, nossa cultura, nossos sonhos a serem realizados, pessoas importantes, pessoas não importantes, milhares se outros fatores que nem caberiam aqui. Tantos outros prazeres, que abdicar de comer carne, não se compara ao tanto de coisas que cabem na vida de cada um. É um fato que comparado a outros fatores da existência, tem tão pouca influência na vida humana, e tão grande na vida dos animais e no equilibrio do planeta, que é difícil entender como tantas pessoas ainda não perceberam.
Assim como em vários outros campos sociais, acredito piamente que o que falta ao ser humano é parar para pensar. E digo, parar e realmente se perguntar sobre determinados assuntos. Se as pessoas, ao olharem um bife, se perguntassem o que aconteceu com ele, ou pelo menos o que realmente é aquele bife, antes de simplesmente enfiar na boca e engolir, certamente grande parte desistiria dele.
Acredite: A carne que é consumida, já foi um ser vivo, e com certeza, sofreu muito até chegar no seu prato.
Tem um monte de gente que diz amar os animais, que adora seu cachorro e acha um absurdo saber que na China se come cães. Pense! Qual a diferença entre um cachorro e uma vaca?! Nenhuma! ambos são animais e ambos merecem nosso respeito! A diferença na verdade está na cultura de cada um. Para os Chineses comer cães é tão comum como para os Brasileiros comer bois, enquanto que na Índia não se comem vacas. É tudo cultural.
Está mais do que na hora, do ser humano calcular seus atos. Assim, existem alguns fatores a serem destacados:

1º) O ser humano não precisa de carne para viver. Isto é lenda. Não como carne e sou saudavel. Existem outras opções de alimentos que fornecem iguais ( ou geralmente mais) nutrientes equivalentes aos da carne.

2º)Os animais estão na Terra para servir de alimentos para nós. Eu pergunto: QUEM DISSE? Se a resposta for algo do tipo: Jesus, ou a Biblia, aí se entra em muitos outros méritos que precisariam de outro post para tratar. Mas, é facíl dizer que Jesus, viveu numa sociedade muito menos desenvolvida que a nossa (onde sequer existia indústrialização e alimentos embalados nos mercados), que a biblia, já que escrita por seres humanos, sofreu influência da sociedade, e o mais importante, até aonde eu sei, Jesus não veio a Terra pregar que o homem nasceu pra comer bois.

3º) Outra coisa, esta história de que é da natureza humana ser carnívoro, é uma puta desculpa esfarrapada pra quem não quer deixar de comer sua picanha. A humanidade evoluiu (em alguns aspectos nem tanto...), o mundo hoje é diferente do mundo dos homens das cavernas. Antes, as mulheres engravidavam aos montes, porque não conheciam o anti-concepcional. Com os avanços das tecnologias, se aprendeu a evitar filhos, a fabricar armas, a motorizar veículos... A indústria alimentícia, também evoluiu. Hoje, não é preciso entrar no mato pra caçar o jantar. Você pega seu carro, escolhe o mercado que mais lhe agrada, escolhe na prateleira, devidamente embalado, o alimento que quer comer. É tudo questão de escolha. Você pode escolher o que quer comer. E a variedade é enorme. A tudo a humanidade se adaptou quando foi do seu interesse.

4º)Se a questão é: " Qual a finalidade do animal na Terra? Pra que ele existe?" Eu também te pergunto: " Qual é a SUA finalidade na Terra? Porque VOCÊ existe?"

5º) Existem outros fatores, que vão além da vida e do sofrimento do animal, e além do mundo que gira em torno do nosso umbigo. A indústria da carne, afeta o meio-ambiente, tanto quanto qualquer outra. Um exemplo, é que grande parte da Amazônia (e outras reservas ambientais, que proporcionam ao planeta meios de sobrevivência, como a água, por exemplo), têm sido devastada para a criação de gado para abate, ou para plantar o alimentos para os gados que não vivem em pasto livre. Aliás, não só dos gados, mas de aves também.

Isto, só para colocar alguns fatores sobre o tema.
Então, assim. Se você ainda não veio até mim (ou até mesmo a outro vegetariano), na tentativa de me convencer que comer carne é legal. Nem tente, não vai me convencer...

E já que é para esclarecer:
Este aqui é aquele seu bifinho, costelinha, picanha no alho
e tantas outras delicias que acabam no seu prato.
Antes do abate, ele teve uma existência
triste e miserável, tudo pelo seu prazer.
Para chegar com uma aparência
suculenta no mercado.
Se estas imagens te ofenderam ou desagradaram de alguma forma, é porque existe algo errado com elas. Agora, se elas não te abalaram, nem desagradaram de forma nenhuma, é porque tem algo errado com você.

9 Comments:

Blogger Felipe Silveira said...

É, isso realmente é um dilema.
Mas, no meu ponto de vista, o uso dessas imagens, amiga, não comovem ao ponto de fazer as pessoas desistir, mas apenas mostram o seu ponto de vista e seu comportamento de não consumir carne. Não sei se esse foi o seu mérito e sua intenção.

Beijos!
;*

3:56 PM  
Blogger Mona*** said...

This comment has been removed by a blog administrator.

4:09 PM  
Blogger Mona*** said...

Acertou em cheio... Assim como os outros posts deste blog, a intenção é colocar meu ponto de vista sobre diferentes assuntos, seja eles relevantes, ou inúteis...

4:22 PM  
Blogger Marlene Koch said...

4º)Se a questão é: " Qual a finalidade do animal na Terra? Pra que ele existe?" Eu também te pergunto: " Qual é a SUA finalidade na Terra? Porque VOCÊ existe?"
Taí a frase que mata o carnívoro a ferro e fogo guerreira. Normalmente não me ligo em textos maiorzinhos na net mas... virei letrófoca...rs já que não como carne. Nossa! de todos os textos vegetarianos que li, o teu foi o mais inteligente... me grudei em cada palavra e.... PERFEITO!!!!!! Ainda existe humanos ingeligentes na face da terra..

5:19 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Mona, este artigo é de guerreira mesmo, "dos fracos não reza a história" e está tudo dito. Bjs.

11:21 AM  
Blogger Marlene Koch said...

eu aqui de novo.. já havia lido sobre USAR MAIS COLHER e deixar garfo e faca de lado. Mona, lembrei que recebi email do candidato duma campanha eleitoral, entre outras noticias havia a nova receita da gastronomia feita com VITELO. !!!!!!!!!! é.. também não tenho muito mais a dizer assim como vc. Pasmas de espanto.. apenas né amiga. Bjs.

1:16 PM  
Anonymous Anonymous said...

Parabéns! Como costumo dizer: "Comer carne é coisa de primitivo. Pare, pense e vamos evoluir!"

9:58 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Mona, o tema do teu blog diz tudo "Pensamento livre", ninguém tem nada que criticar a tua maneira de pensar e agir. Gosto deste teu blog, do que escreves e da tua maneira de pensar, por isso continua, amiga. Bjs. JAM

11:24 AM  
Anonymous Anonymous said...

Todo mundo tá discutindo se come ou não a carne.. mas eu só entrei pra dizer q senti saudades e mandar um bjinho..rs Thalita

3:08 AM  

Post a Comment

<< Home