Tuesday, September 05, 2006

Movimento " Liberte-se da sua TV" !

É lamentável ver no que se transformaram os meios de comunicação no Brasil. Tanto se lutou pela liberdade de expressão, e olha aí! Não se aproveita a liberdade para nada!
Infelizmente, a Globo e o SBT (em grande parte), estão transformando a cultura do nosso país. É fato que, os meios de comunicação, especialmente a TV, têm uma enorme influência na vida dos cidadãos. Estas redes, assim como os responsáveis por programas super “educativos”, que vêm sendo apresentados, ditam as modas, os costumes, o que se escuta no rádio, o que se come, o que se veste, o que se fala...TUDO!
É simplesmente frustrante, saber o poder de influência que a mídia tem sobre a população, e ver que a cada dia, eles entram na casa de tantos brasileiros, que muito provavelmente não tem acesso a educação, não conhece nenhum outro entretenimento, e vê na tv sua única chance de lazer e informação, e enche a cabeça destas pessoas com porcarias que não vão ajuda-las em nada. Com jornais que, ou forjam a verdade de acordo com interesses políticos, como os da rede Globo, ou que despejam noticias sensacionalistas que também não servem para nada, como os “Datenas” da vida.
Eu acredito na diversidade. No espaço para todos. Mas o que tem se visto, é um monopólio cultural, onde as pessoas somente são apresentadas a um tipo de música, de dramaturgia e entretenimento. E o pior, ao tipo que mais aliena. Daí, a junção perfeita! Noticiários que não noticiam nada, músicas que só evidenciam o corpo, novelas que não condizem em nada com a realidade da massa e ainda são vergonhosamente preconceituosas (reparem que os papéis de motorista, empregada, e serviçais ainda são dos negros...), e um monte de programas de baixarias familiares. Perfeito! Com a cabeça cheia destas coisas, o brasileiro segue, sem educação, sem emprego, sem lazer, sem casa... apenas segue... porque, fazer o quê?! A vida é assim, os políticos são assim, o que temos pra ouvir e ver é isso... e por aí vai!
E na verdade não acho que a culpa seja da população que está inerte. Basicamente ninguém sabe que está sendo manipulado. Que o Silvio Santos, com o Gugu, com o Faustão, com o Datena, com o João Kleber, com o Gilberto Barros, com a tal da “Mama Bruschetta”, é que estão ditando seu comportamento.
Vergonha dá dos donos do poder da comunicação. Enriquecendo ás custas da população, sendo coniventes com a picaretagem política e ainda se fazendo de bonzinhos.

3 Comments:

Blogger Marlene Koch said...

Eba... blog novo, parabén! -Tenho uma sorte danada de não ter o circo do pão e vinho ou seja, globo e sbt na minha casa. Tenho TECSAT e por incrivel que pareça, essa TV SATÉLITE só tem canais não educam para o mal. O HALLMARK por exemplo é um canal de filmes, muitos baseados em fatos e nossa... como se aprende com esses filmes. Tô contigo guerreira... NOTA ZERO para o SBT e a GLOBO. Nota zero para os noveleiros. Ixi.. nem sei o que é novela na verdade, e sou feliz por isso! Bom dia para vc guerreira e parabéns pelo blog.

2:49 AM  
Blogger Felipe Silveira said...

É, amiga. A mídia cai em cima no que tange a infomação daqueles que não são, como nós universitários e formados, intelectuais.

E como são maioria absoluta da população, tem-se então uma verdadeira massa de manobra, expressão retirada de um livro que li: "Representatividade e Governabilidade na América do Sul" Massa de manobra: essencial ao poder. Ação Social? Talvez em segundo ou terceiro plano.

2:43 PM  
Anonymous Anonymous said...

Por isso recomendo TV SATÉLITE TECSAT hehehe. Não tem GLOBO!!! -No básico só tem um canal de noticias... a BAND. Nossa! Quanto tempo não assisto a BAND. Assisit ontem ao filme TRATAMENTO DE CHOQUE na TNT, bem legalzinho.
Bom dia Mona.

3:23 AM  

Post a Comment

<< Home